sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Abertas as incrições para o II Fórum de Juventudes

No dia 21 de setembro será realizada em Maringá a segunda edição do Fórum de Juventudes, um espaço de discussão sobre a realidade juvenil, suas características e problemas sociais que ameaçam a vida desta parcela da sociedade brasileira. Na oportunidade, o prefeito municipal foi convidado para sancionar o projeto de lei, já aprovado pelos vereadores, para que seja reativado o Conselho Municipal da Juventude. A participação no evento é gratuita e as inscrições podem ser feitas, pela internet, no endereço www.forumjuventudes.blogspot.com.br.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Grupo Marista, a Pastoral da Juventude e Setor Juventude da Arquidiocese de Maringá como forma de promover espaços de discussão com entidades, escolas, instituições e organismos eclesiais e sociais a partir da realidade juvenil. O Fórum quer estimular o protagonismo juvenil para transformação da realidade, contribuir para a rearticulação do Conselho Municipal da Juventude e, ainda, divulgar valores e informações positivas sobre os jovens.

Programação
As atividades, debates, apresentações culturais e oficinas vão acontecer durante todo o dia. A partir das 9h os participantes serão recepcionados. Às 9h30 começarão os debates com os jovens e especialistas. A diretora do Centro Educacional Marista, Rosiany Silva, e o diretor do Centro de Socioeducação, Alex Sandro da Silva, vão assessorar o tema da maioridade penal. A representante da juventude negra no Conselho Nacional da Juventude, Amanda Jaqueline, e o assessor municipal de juventude, Emanuel Merizzio, abordarão políticas públicas.

Às 11h30 o Prefeito de Maringá sancionará a lei que regulariza o Conselho Municipal de Juventude, inativo desde 2005. Para a solenidade, estarão presentes autoridades civis e religiosas. Esta Lei é resultado de um intenso trabalho desenvolvido por lideranças juvenis do município que encontraram na legislação vigente impedimentos para o funcionamento do Conselho. No ano passado Fórum de Juventude apresentou ao Poder Público um novo texto que já foi aprovado pela Câmara Municipal, restando, portanto, a assinatura do Prefeito para que o Conselho possa ser restabelecido no município.

No período da tarde serão realizadas oficinas para um debate sobre políticas públicas específicas. Slack Line para discutir políticas de assistência, DJ para discutir políticas de trabalho, judô para discutir políticas de segurança, artes circenses para discutir políticas de esporte e lazer, técnica vocal para discutir políticas de saúde, stop motion para discutir políticas de comunicação social e criação de foguetes pressurizados para discutir políticas de educação e meio ambiente. As oficinas ocorrerão das 14h às 16h. Os debates serão nas próprias oficinas, das 16h às 16h30. Ao final ocorrerá uma orientação geral de articulação para a composição do Conselho Municipal de Juventude. O evento será encerrado às 17h.


Contatos:
César Augusto Ribeiro – Grupo Marista – 44 9947-5311
Gelinton Batista – Pastoral da Juventude – 44 9904-3445
Ruy Gustavo – Setor Juventude – 44 9148-4134

Nenhum comentário:

Postar um comentário